Precisamos fechar Gestalten!!!
- terezakroll
- 11 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de mai. de 2024

"A vida prossegue, fluxo infinito de gestalten incompletas. A tomada de consciência - em si mesmo - pode ter efeito de cura" - Fritz Perls
A palavra Gestalt definida como “forma ou configuração” em alemão, aborda a forma como componentes individuais se configuram para emergir um todo significativo, como na percepção visual da “boa forma” de objetos completos. Como abordagem humanista e existencial, “Gestalten ou formas” que não são fechadas, ficam incompletas levando o indivíduo a procurar o que está faltando.
De acordo com Fritz Perls, psicoterapeuta e psiquiatra fundador da Gestalt-terapia, nossa vida é um número infinito de situações não terminadas, gestalten incompletas. Assim que fechamos uma situação, outra surge, em uma lei constante de formação de gestalten, todas, inteiras.
Na gestalt-terapia o terapeuta parte do que o cliente traz espontaneamente, estruturando um processo que permita que as gestalten inacabadas apareçam e se resolvam ou se reconfigurem no presente. Dentro de um contexto seguro e de vínculo com o terapeuta é possível desenvolver a “awareness”, ampliação da consciência de si e do campo, fechando as gestaltens abertas no presente, no aqui-agora.