Como lidar com a raiva, tristeza e ansiedade nas relações familiares?
- terezakroll
- 26 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de mai. de 2024

Nossas primeiras relações afetivas no mundo são construídas no ambiente familiar, e muitas vezes essas relações mesmo que baseadas no amor, passam por problemas e conflitos. E o modo como aprendemos a conviver e gerenciamos os nossos contatos em nossas relações familiares irá impactar na forma como fazemos contato com as outras pessoas e com o mundo.
Assim, nossas primeiras experiências afetivas em família podem potencializar o nosso crescimento enquanto indivíduo ou gerar bloqueios que nos levem a desenvolver uma percepção distorcida de nós mesmos e de nossas relações ao longo da vida.
Conflitos familiares podem despertar sentimentos de raiva, tristeza e ansiedade entre os envolvidos, gerando pensamentos de menos valia, não reconhecimento, bem como, comportamentos agressivos, mesmo que verbal, e distanciamento afetivo.
No processo da psicoterapia o cliente é auxiliado na compreensão e aceitação dos seus sentimentos, sem reprimi-los. O terapeuta irá contribuir no seu fortalecimento enquanto pessoa e ser no mundo, desenvolver sua percepção de limites, autonomia e reorganização dos seus conflitos internos no âmbito das relações familiares.
“A psicoterapia não muda a sua história...mas lhe oferta novos olhares sobre ela” (Lavínia Lins)