top of page

Assuma a responsabilidade da sua existência

  • Foto do escritor: terezakroll
    terezakroll
  • 11 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

“Eu sou eu, você é você. Eu faço as minhas coisas e você faz as suas coisas. Não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas. E nem você o está para viver de acordo com as minhas. Eu sou eu, você é você. Se por acaso nos encontrarmos, é lindo. Se não, não há o que fazer.”


Em uma de suas obras, Fritz Perls traz essa reflexão, também chamada pela psicologia como a “oração da Gestalt”. Mas não é uma oração e sim um convite à reflexão para assumirmos a responsabilidade sobre nossa própria existência e repensarmos nossas expectativas e responsabilidades nos relacionamentos. A questão de “nos encontramos ou não” remete ao Encontro nas relações. Esse encontro que se dá entre duas pessoas, também precisa ocorrer em cada um consigo mesmo.

 

“Quando o outro me sente presente em mim mesmo, facilita para que ele também se sinta presente para mim e para ele. E assim, o encontro acontece. Se eu não estou presente em mim, eu não estarei presente para o outro” (Jorge Ponciano Ribeiro).

 

E  “se por acaso nos encontrarmos, será lindo, se não, nada há a fazer”, trata-se desse encontro, que quando acontece, é maravilhoso. Mas não necessariamente precisa acontecer  e em uma situação onde o encontro já não mais exista, em que as pessoas não estejam mais presentes, nada há a se fazer, pois ninguém é obrigado a ficar em relação nenhuma.

 
 
Tereza Kroll - Gestalt-Terapeuta online

Tereza Kroll
 P S I C Ó L O G A
 
CRP/01-27155

Gestalt-Terapeuta

Atendimento online e presencial em Brasília-DF

(61) 99135-6002

bottom of page